Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará, realizará entre 22 e 24 de setembro, o I Seminário Nacional de Comunicação, Cultural e Cidadania, em Fortaleza, na UFC.

O Seminário trará palestrantes de renome nacional e internacional para discutir o cenário atual das relações comunicativas e sua interface com o processo de construção da cidadania e da cultura na contemporaneidade. O objetivo central do evento é aprofundar a reflexão de temáticas cujo foco de atenção gira em torno da tríade: Comunicação, Cultura e Cidadania, cujas presença e dinamismo são evidentes nas sociedades brasileira e latino-americanas.

Os eixos de discussões estarão divididos em cinco grupos temáticos (GTs): Comunicação e Educação; Comunicação, Movimentos Sociais e Cidadania; Comunicação e Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e Comunicação Infância e Juventude. Com uma proposta interdisciplinar e transversal, o Seminário está voltado para estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das áreas de Comunicação, Artes, Filosofia, História, Educação, Psicologia, Sociologia, dentre outras.

A expectativa é que 400 pessoas participem, a cada dia, da programação do Seminário, que incluirá apresentações de produções científicas, conferências e eventos culturais.

GRUPOS DE TRABALHO
Os Grupos de Trabalho do Seminário Nacional de Comunicação, Cultura e Cidadania visam abarcar os temas secundários que circundam a temática geral do evento.
  • Comunicação e Educação

Compreende os estudos sobre práticas de comunicação na escola, dimensões educativas dos meios de comunicação de massa, além dos usos das tecnologias na escola e na sociedade com propostas educativas.

  • Comunicação, Movimentos Sociais e Cidadania
Privilegia estudos sobre os movimentos sociais populares e suas práticas comunicativas. Incluindo análises das dimensões políticas e culturais de processos educativos organizados pelas classes populares.

  • Comunicação e Novas Tecnologias
Compreende os estudos voltados para os usos e apropriações das novas tecnologias de informação e comunicação. Interessa-se peça investigação de fenômenos sócio-culturais que se dedicam a compreender a relação entre os sujeitos e as tecnologias no contexto de convergência midiática.

  • Comunicação e Cultura
Engloba estudos sobre aspectos da cultura em suas relações com os processos de comunicação, que envolvem percepções subjetivas e coletivas de territórios simbólicos. São contempladas ainda investigações acerca da cultura contemporânea em que se evidenciam influências das tecnologias e da comunicação midiática.

  • Comunicação, Infância e Juventude
Compreende os estudos acerca das relações estabelecidas por crianças e jovens com o sistema midiático. As investigações privilegiadas no grupo voltam-se para o modo como crianças e jovens interpretam os bens simbólicos aos quais têm acesso e como o sistema midiático apropria-se de referências da infância e da juventude para elaborar suas produções.


Os artigos aceitos nos referidos GTs serão publicados eletronicamente no site do Evento. Pelo menos um autor deve estar inscrito como participante do Seminário para apresentação do trabalho. Não é necessário pagar inscrição para submeter trabalhos, apenas para apresentá-los, se aprovados, no Seminário. Cada autor só pode submeter um trabalho, em autoria única ou co-autoria. Trabalhos de graduandos só serão aceitos em regime de co-autoria com pesquisadores que tenham, no mínimo, título de mestre.


Informações: http://www.sccc.ufc.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

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